PROJETO EJA INFORMÁTICA
Duração: Durante todo o curso.
Justificativa: Este projeto tem por finalidade a introdução da inclusão do aluno da EJA, 1º segmento, no mundo digital e visa atender os alunos do Centro de Ensino Fundamental 03 de Sobradinho no desenvolvimento de atividades simples, que complementam o desenvolvimento da grade curricular prevista para o semestre letivo, sendo o coordenador do Laboratório de Informática o mediador entre a teoria e a prática, sempre em parceria com o professor regente.
Uma Utopia ... (Projeto de Informática)
Objetivos: Aliar sala de aula com tecnologia digital para alunos de EJA 1º Segmento;
Levar o aluno jovem e adulto a reconhecer e identificar diferentes tipos de texto usando o recurso do computador;
Defender pontos de vista com argumentos coerentes;
- Reconhecer seus direitos e deveres como cidadãos vivendo em um mundo globolizado, , sentindo que fazem parte desse mundo, sabendo de seus di- reitos e deveres;
Levar os atores do processo de inclusão digital a compreenderem seus papéis no todo;
Uma possibilidade de aprendizagem inovadora
Atividades:
- Uma roda de conversa sobre o que eles conhecem sobre a informática?
-Quais as experiências que já tiveram com o computador?
-Quais as suas expectativas sobre o tema?
- O que eles acham que a informática pode melhorar na vida deles?
-Conhecer o computador;
- Acesso a internet;
- Conversa sobre como a internet pode ser útil no dia-a-dia;
- Conversa sobre os perigos da internet;
- Levantamento do que eles desejam aprender sobre a informática;
- Aulas práticas com atividades livres e dirigidas;
Entusiasmo!!!

Edna é aluna de 2º Semestre e durante o 1º semestre de 2008 encontrava-se desmotivada e sem perspectivas... numa aula, no Laboratório de Informática ela teve oportunidade de conhecer e pesquisar a história de vida de Cora Coralina e daí viu que se ela publicou o seu primeiro livro com 75 anos de idade ela pensou: eu também posso!!! E este semestre está cheia de entusiasmo e com um excelente rendimento
Inclusão Digital
" Escola que não ensina manejar computador, entrar nas redes de informações, mantendo-o em permanente reciclagem, cria novos analfabetos. O sem computador de hoje é o sem terra do futuro."
Gilberto Dimenstein
(Folha de São Paulo, caderno Mundo, Ed. de 20/04/97, pp. 20)
REFERÊNCIAS:
http://sites.google.com/site/ejasobradinho/ang%C3%BAstiaspedag%C3%B3gicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário