Curso Educação para a Diversidade e Cidadania

Este blog tem por finalidade apresentar algumas sugestões de atividades referentes aos temas trabalhados durante o curso "Educação para a Diversidade e Cidadania", sendo assim esse é o nosso TCC, espero que vocês gostem!!!




domingo, 7 de fevereiro de 2010

educação ambiental

Referente ao módulo 4- unidade 1- Educação Ambiental na Prática Educacional

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA EDUCACIONAL


A questão ambiental tem sido atualmente alvo de discussões na sociedade, tanto no ambiente político, empresarial como acadêmico. Termos como aquecimento global e desenvolvimento sustentável passaram a fazer parte do vocabulário do dia a dia das pessoas.
A preocupação tornou-se constante, mas pergunta-se: o que as pessoas têm feito para mudar suas atitudes com relação à questão ambiental? Mesmo distante das decisões sobre as grandes questões ambientais, há muitas atitudes que qualquer cidadão pode tomar em seu convívio social.
È comum, e quase natural, pessoas jogando papel nas ruas e calçadas, sem ter uma preocupação com os danos que essa atitude pode estar causando ao meio ambiente.
Muitas vezes as pessoas realizam, inconscientemente, algumas ações como, por exemplo, esquecem torneiras ligadas, não apagam as luzes ao ser o último a sair de determinado ambiente e pode-se perceber que essas ações são automáticas.
Mudar o comportamento de pessoas adultas, com hábitos já arraigados, e que não receberam uma educação ambiental exige um grande esforço. A maneira pela qual o homem assimila determinados conteúdos vai estabelecer conceitos padrões dentro de si, que geralmente são persistentes.
Quando criança, o homem recebe algumas informações que vão formando idéias e conceitos que passarão a fazer parte integrante da sua vida, conduzindo-o sempre em suas decisões e atitudes comportamentais, por isso torna-se importante sensibilizar as pessoas com relação a questão ambiental para que possam agir de forma ética em relação ao meio ambiente.
As discussões tocam exatamente neste ponto, pois é chegada a hora de repensarmos nossas atitudes e criarmos um padrão de comportamento mais coletivo pensando no bem estar de toda uma sociedade da qual fazemos parte e, disso depende a nossa condição de vida, tanto em termos de recursos naturais como em saúde.
Nesse sentido se faz necessário que as pessoas mudem seus hábitos para contribuir com a preservação do patrimônio que pertence a todos, o meio ambiente.
Mas a realidade que se enfrenta para resolver essa questão não é das mais simples porque é quase inerente no ser humano a dificuldade de mudar hábitos, sejam eles quais forem, alguém sempre irá resistir quando se tiver que mudar algum hábito.
A mudança de atitude em relação ao meio ambiente implica em duas questões fundamentais, o exercício da cidadania, compreendida como sendo a consciência de seus deveres e direitos no convívio social e a responsabilidade social, como sendo os efeitos que cada ação pode interferir na sociedade como um todo, pois quando o indivíduo toma consciência de seus deveres e direitos perante si mesmo e a sociedade em que vive e age sempre respeitando o bem comum, pode-se obter o primeiro passo em direção à mudança de atitude.
Pela própria natureza da questão ambiental, a aquisição de informações sobre o tema é uma necessidade constante para todos. Isso não significa dizer que os professores deverão “saber tudo” para que possam desenvolver um trabalho junto aos alunos, mas, sim, que deverão se dispor a aprender sobre o assunto e, mais do que isso, transmitir aos seus alunos a noção de que o processo de construção e de produção do conhecimento é constante.
O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso, é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental.
A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta. Muitas das questões políticas, econômicas e sociais são permeadas por elementos diretamente ligados à questão ambiental. Nesse sentido, as situações de ensino devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre Meio Ambiente a fim de compreender a sua realidade e atuar sobre ela. O exercício da participação em diferentes instâncias (desde atividades dentro da própria escola até movimentos mais amplos referentes a problemas da comunidade) é também fundamental para que os alunos possam contextualizar o que foi aprendido.
Os conteúdos de Meio Ambiente serão trabalhados através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental.
Percebe-se que a questão ambiental é um fato social e político.
Trabalhar esse tema na escola constitui-se uma questão de preservação da vida.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados de modo a servir de referencial para o trabalho educativo do professor, podendo ser adaptados à realidade de cada região.
Os objetivos e conteúdos trabalhados pelo docente devem visar à formação dos indivíduos, proporcionando-lhes conhecimentos de que necessitam para crescerem e atuarem como cidadãos conscientes na sociedade. A Educação Ambiental deve ser trabalhada de modo a atender às realidades brasileiras, sempre observando as peculiaridades de cada região e tendo o entendimento de que a preservação ambiental é a preservação da própria vida.
No ano de 2009 na escola em que trabalhamos, desenvolvemos um projeto com a idéia de construir, com as crianças, uma consciência sobre o meio em que vivem, reconhecendo-se como parte do mesmo. O principal objetivo era que, a partir dessa consciência, eles contribuíssem para o desenvolvimento de atitudes de respeito e preservação.
O tema foi trabalhado de diversas maneiras:
- Leitura de textos relacionados ao tema;
- Passeata no dia mundial do meio ambiente, sensibilizando a comunidade;
- Produção de cartazes;
- Confecção de um livro sobre o meio ambiente;
- Produção de brinquedos com materiais recicláveis;
- Reciclagem com sobras de papel;
- Economia de água através do projeto de higiene bucal;
- Desenvolvimento do hábito de apagar luzes e desligar ventilador ao sair do ambiente da sala de aula;
- Conscientização da necessidade urgente de preservação;
- Descarte correto de lixo eletrônico ( pilhas e baterias)
- Etc.
O projeto é apresentado aos alunos e à comunidade no sentido de mostrar a cada ser humano que, independente da posição que ocupe dentro do planeta, e com pequenas atitudes podem colaborar para a manutenção e conservação do ambiente.
A conscientização sobre a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente para presentes e futuras gerações é prevista na Lei 9.795/99, inciso VI do parágrafo 1º do art. 225 da Constituição Federal de 1988 que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental: "promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente".
É possível, de forma criativa, mudar o comportamento dos pequenos estudantes e torná-los agentes de defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável. Nossos Projetos exploram fatos do cotidiano dos alunos e podem ser desenvolvidos contínua e profundamente ao longo do ano letivo, são eficientes porque permitem que o aluno perceba como ele pode interferir crítica e responsavelmente sobre sua realidade ambiental.
Certamente, não vamos sozinhos, resolver os problemas do nosso planeta, mas podemos contribuir para que as próximas gerações, as dos nossos filhos e netos, encontrem um Planeta melhor. Nos próximos 50 anos, muitos de nós teremos descendentes próximos ainda vivos.Portanto, que cada um faça a sua parte e da melhor forma possível. Pelos nossos filhos e pelos filhos de nossos filhos.



Referências:
MORENA, Julina. Meio Ambiente: Uma questão de Atitude. O Diário on-line, Maringá, 2009. Disponível em: .
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: 1997. vol. 9. p. 47 a 54.
Educação Ambiental Urbana - uma alternatiava de ensino nos grandes centros urbanos
Ambiente Brasil - Educação Ambiental




SUGESTÕES DE ATIVIDADES

MÚSICA




Toquinho
Herdeiros Do Futuro




A vida é uma grande amiga da gente
Nos dá tudo de graça pra viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar

Somos os herdeiros do futuro
E pra esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país

Será que no futuro haverá flores?
Será que os peixes vão estar no mar?
Será que os arco-íris terão cores?
E os passarinhos vão poder voar?

Será que a terra vai seguir nos dando
O fruto, a folha, o caule e a raiz
Será que a vida acaba encontrando
Um jeito bom da gente ser feliz?

Vamos ter que cuidar
Bem desse pais.
Vamos ter que cuidar
Bem desse país

Será que no futuro haverá flores?
Será que os peixes vão estar no mar?
Será que os arco-íris terão cores?
E os passarinhos vão poder voar?

Será que a terra vai seguir nos dando
O fruto, a folha, o caule e a raiz
Será que a vida acaba encontrando
Um jeito bom da gente ser feliz?

Vamos ter que cuidar
Bem desse pais.
Vamos ter que cuidar
Bem desse país










RAP DA NATUREZA

Beatriz Sampaio





EZA EZA EZA vamos proteger a natureza
ÃO ÃO ÃO cada bichinho tem sua função,


A joaninha come o pulgão
A aranha come o bichão
O patinho come o peixinho
E a cobra come os bichinhos que nascem
então
ÃO ÃO ÃO cada bichinho tem sua função,



A lesma come as frutas
O jabuti come as flores
O sapo come as mosca,
E a abelha faz o mel para deixar tudo
mais doce
EZA EZA EZA vamos proteger a natureza



A borboleta come as folhinhas
O besouro come as folhinhas
A libélula pousa na água
E o pelicano tem um bocão para
comer um peixão
ÃO ÃO ÃO cada bichinho te sua função


E para acabar a centopéia vai
chegando,e com todos os seus
pés a festa vai animando
EZA EZA EZA vamos proteger a natureza
ÃO ÃO ÃO cada bichinho tem sua função



Vamos cumprir nossa parte
Não deixando lixo no chão não poluindo os rios e protegendo os bichinhos que
la vivem então,agora você viu como
natureza é importante,agora vamos
embora,com todos os bichinhos falando tchau,tchau







O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera ...









ANIMAÇÃO:PAULOZOLA, MÚSICA:FRANCIS MONTEIRO. VÍDEO SOBRE RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE. VAMOS PRESERVAR A NATUREZA COM O SAPAROTI.

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