Curso Educação para a Diversidade e Cidadania

Este blog tem por finalidade apresentar algumas sugestões de atividades referentes aos temas trabalhados durante o curso "Educação para a Diversidade e Cidadania", sendo assim esse é o nosso TCC, espero que vocês gostem!!!




sábado, 6 de fevereiro de 2010

Histórico da EaD no Brasil

Referente ao módulo 1 - unidade 3- Os novos rumos da Educação
Histórico da EaD no Brasil


Projetos que contribuíram para a disseminação da Educação a Distância:

• Em 1904: escolas internacionais, que eram instituições privadas, ofereciam cursos pagos, por correspondência; Este modelo foi consagrado com a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, concebida por um grupo liderado por Henrique Morize e Roquete Pinto (1923).
• Entre 1922 e 1925, houve no Brasil um importante trabalho educativo através do rádio;
• Em 1934: Edgard Roquete-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio. Estudantes tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas. Utilizava também correspondência para contato com estudantes;
• Em 1939: surgiu o Instituto Monitor, em São Paulo;
• Em 1941: primeira Universidade do Ar, que durou dois anos;
• Em 1947: Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e emissoras associadas;
• Em 1961/65: Movimento de Educação de Base (MEB) – Igreja Católica e Governo Federal utilizavam um sistema radio--educativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista etc.
• Em 1970: A partir da década de 70, foram institucionalizadas em diversos países como Alemanha, Inglaterra, França, Espanha, Canadá, estados Unidos, Portugal e na América Latina universidades públicas voltadas exclusivamente para a oferta de cursos a distância.
• Projeto Minerva – convênio entre Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta para produção de textos e programas;
• Foi feito o remake da série americana Sesame Street ( Vila Sésamo), uma parceria da TV GLOBO com a TV CULTURA DE SÃO PAULO que foi a primeira grande experiência brasileira de uso efetivamente pedagógico do meio televisual de massa.
• Entre 1970 e 1980, instituições privadas e organizações não governamentais (ONGs) começaram a oferecer cursos supletivos a distância.
• Em 1972, o Governo Federal enviou à Inglaterra um grupo de educadores, tendo à frente o conselheiro Newton Sucupira: o relatório final marcou uma posição reacionária às mudanças no sistema educacional brasileiro, colocando um grande obstáculo à implantação da Universidade Aberta e a Distância no Brasil;
• Em 1976 a TV GLOBO realiza outra programação infantil educativa, baseada na obra de Monteiro Lobato, foi criado o Sítio do Pica-pau Amarelo em parceria com a TV Educativa do Rio de Janeiro.
• Em 1977 as organizações Globo criam uma nova instituição a Fundação Roberto Marinho – programa de educação supletiva a distância, para 1º e 2º graus;
• Em 1991 a Universidade Federal de Mato Grosso pensou na possibilidade de ofertar um curso de graduação a distância para professores da rede pública.
• Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92);
• A partir de 1994 as universidades brasileiras passaram a se dedicar à pesquisa e à oferta de cursos superiores a distância e ao uso de novas tecnologias nesse processo.
• Em 1995 foi criada a ( SEED ) Secretaria de Educação a Distância.
• Em 1996 foi aprovada a LDB ( lei n° 9.394, de 20/12/1996) que aprovou a Educação a Distância como modalidade para o sistema de ensino.
• Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96, de 20/12/96, o Instituto Universal Brasileiro foi legalmente reconhecido como instituição de ensino de 1º e 2º Graus a distância
• a Constituição brasileira, pelo Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, regulamentou o Art. 80 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo as normas e regras da educação à distância no Brasil,
• Entre 1999 e 2001 universidades virtuais formaram redes de cooperação acadêmica, tecnológica ou comercial;
• Em 2000 o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE UFPR exarou a Resolução n° 54/00 que instituiu o Currículo Pleno do Curso de Pedagogia- Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de EaD.
• Segundo os dados oficiais do Anuário Brasileiro de Educação a Distância, publicado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância):
• - Pelo menos 1.278.022 de brasileiros estudaram por EAD em 2005, tanto pelos cursos oficialmente credenciados quanto por grandes projetos nacionais públicos e privados.
• - O número de instituições que ministram EAD de forma autorizada pelo sistema de ensino cresceu 30,7%, passando de 166 (em 2004) para 217 (em 2005).
• - O número de alunos que estudam nessas instituições cresceu ainda mais, passando de 309.957 (em 2004) para 504.204 (em 2005).
• - No ano de 2005 houve um pico na oferta de novos cursos a distância. Foram oferecidos, pelas instituições da amostra, 321 novos cursos neste ano, contra 56 novos cursos em 2004 e 29 novos cursos em 2003.

Ao realizar esta pesquisa aprendi muitas coisas novas com relação a EaD, acontecimentos que eu não tinha conhecimento.
A EaD já percorreu um longo caminho até hoje, com muitos fatos marcantes durante a sua história e com certeza vai continuar se aperfeiçoando buscando sempre o melhor para a educação brasileira.
As minhas expectativas em relação a EaD são que cada vez mais sejam oferecidos cursos nessa modalidade, para que possamos alcançar um maior número de pessoas que desejam aprimorar os seus conhecimentos.
“ Tanto a educação a distância quanto a educação presencial são potencialmente boas ou medíocres, dependendo do projeto e da seriedade dos profissionais envolvidos” ( Onilza Borges Martins)
Essa frase expressa exatamente o que temos que valorizar em um curso a distância, a seriedade e o compromisso de todos os que estão envolvidos nesse processo.

Referências
http://www.ead.ufms.br/ambiente/historico/
http://www.novomilenio.inf.br/idioma/19810900.htm
http://ccvap.incubadora.fapesp.br/portal/coletivo/1-historico-daead
http://edsonary.blogspot.com/2007/06/grupo-3-breve-histria-da-ead-no-brasil.html
http://www2.pucpr.br/reol/idex.php/DIALOGO?dd99=atual
http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf

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